domingo, abril 03, 2005: Triângulo das Bermudas

...
É na conjugação dos grupos etários mais novo e mais velho e na classe de menos recursos que os generalistas obtêm mais espectadores. Novelas, concursos e programas de vídeo-anedotas como Malucos do Riso ou Batanetes são os géneros que mais garantem o triângulo das Bermudas do share: crianças, velhos e pobres.

Essa busca do maior número de espectadores disponíveis explica a programação dos três principais canais e o seu afunilamento. Não é por acaso que a SIC lança agora uns Malucos do Riso interpretado por crianças. A busca do triângulo das Bermudas explica também iniciativas de apoio social e proximidade levadas a cabo pela SIC, quer junto de unidades hospitalares pediátricas quer junto de universidades de terceira idade: são louváveis, mas visam também ancorar audiências de velhos, crianças e pobres.

Pode criticar-se as programações dos generalistas por tentarem satisfazer as audiências que lhes estão disponíveis? Todos os grupos têm direito a programas que lhes agradem. Mas pode a programação ser só para esses grupos? Os canais generalistas estão a usar um bem que não é deles, as frequências nacionais, bem que lhes foi cedido para fazerem programação generalista. Ora eles não estão a fornecê-la devidamente. E a tendência - à medida que deixam fugir espectadores dos grupos soció-demográficos mais exigentes - será a que já conhecemos: afunilamento dos géneros e diminuição da exigência
...

PUBLICO.PT

Site Meter
Get awesome blog templates like this one from BlogSkins.com