domingo, janeiro 23, 2005: Observador Cetelem com alguns dados interessantes
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O consumidor português é pessimista e alguém que compra por necessidade e não por prazer, refere o estudo do Banco Cetelem, ontem apresentado. E explica "Não é que não sintam prazer em comprar, mas são indivíduos racionais que consideram as compras necessárias e não fúteis. Controlam o entusiasmo e tentam legitimar as despesas pela necessidade ou urgência que têm das mesmas." Gostam de ir passear para os locais de compra - hipermercados, centros comerciais, outlets e retails, mesmo que não pretendam comprar nada. Além disso, são pouco exigentes com o comércio e dão importância à ética, à confiança no vendedor.
No estudo foram inquiridas 650 pessoas, entre Julho e Agosto de 2004, em cada um dos seguintes países França, Itália, Espanha, Portugal, Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Polónia, Hungria, República Checa, Eslováquia e Rússia. "O moral dos consumidores portugueses não podia estar mais em baixo", concluem. A maioria daqueles europeus dá negativa à situação económica do seu país, mas a nota portuguesa é a mais baixa, 3,76 numa escala de 1 a 10, quando em 2003 era 4,43. Os belgas, espanhóis, britânicos e franceses avaliam positivamente a economia.
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DN
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