quinta-feira, junho 23, 2005: É já a seguir! É que é já a seguir!
...
E, no entanto, são apenas slogans, desenhados por equipas de criativos, essencialmente concentrados em responder às exigências de um cliente. Só que, mais do que vender um produto, essas frases entraram na linguagem quotidiana. Dessa apropriação resulta que elas são transferidas e livremente usadas nos contextos do dia-a-dia. Em tempos de crise, um dito popular irónico, usado pela publicidade, como o É já a seguir! transforma-se numa pergunta inquieta sobre o amanhã. O futuro é capaz de não ser já a seguir. E o Eles falam, falam, falam... de Ricardo Araújo Pereira deixou de ser apenas a frase-chave de um personagem do Gato Fedorento e tornou-se um utensílio para criticar a política e a inércia nacional.
Mas porque é que estas frases são tão poderosas? Talvez apenas por mérito criativo os dois anúncios fazem parte de uma mesma campanha que saiu certeira. Mas o interessante é essas frases ultrapassarem a intenção e o objectivo com que foram pensadas, é elas tornarem-se outra coisa. Expressões que, por serem reconhecidas por qualquer um podem ser usadas para falar sobre tudo. No passado, era isso que distinguia o humor de Herman do dos outros: mesmo se tivesse menos audiência, era falado.
A publicidade ganhou assim a função de tornar manifestas frustrações sociais submersas. O slogan publicitário substituiu o slogan político?
Miguel Gaspar
...
DN Online: � j�a seguir! � que �j�a seguir!DN Online
About
- CMT Taveira
- View profile
Recent posts
- A New Magazine's Rebellious Credo
- Los niños catalanes aprenderán a ver la televisión...
- Tech product placement is going into overdrive
- Quantos portugueses consultam blogs?
- The Palestinians are not only outgunned, but outme...
- Class Matters - Social Class and Status Markers in...
- This Is Convenience?
- BEHAVIORAL TARGETING GAINS IN FAVOR AMONG ADVERTISERS
- INDUSTRY ISSUES NEW CELL PHONE ADVERTISING GUIDELINES
- 'Fake News' and 'Relentless Marketing'
Archives
- dezembro 2004
- janeiro 2005
- fevereiro 2005
- março 2005
- abril 2005
- maio 2005
- junho 2005
- julho 2005
- outubro 2005
- dezembro 2005
- janeiro 2006
- fevereiro 2006
- março 2006
- agosto 2006
- janeiro 2008
- fevereiro 2009